domingo, 18 de julho de 2010

LEITURA É TUDO!


Sabemos que a leitura constitui-se como foco constante da aprendizagem humana, é nela que encontramos suporte para evidenciarmos nossos saberes.


Tanta é a sua importância que considero um atributo forte da Educação do município de Cruz, vejo em toda a organização escolar, uma extrema preocupação com o nível de leitura e isso começa desde o processo de alfabetização, salientando não apenas a decodificação de sílabas, mas o seu significado real e é isso que importa quando o assunto é leitura, já que nossa realidade a nível nacional até tem melhorado diante dos índices qualificados, mas contamos ainda com uma grande massa que não desfrutam do prazer da leitura e avaliando a qualidade da compreensão, muitos que lêem não conseguem interpretar, desse modo a luta é aguçar o pensamento dos leitores.


Conforme o que analiso, todas as unidades escolares acompanhadas pelo corpo técnico da Secretaria de Educação, procuram desenvolver o princípio de bons leitores, é claro que nem todas as Unidades de Ensino contam com um acervo literário tão significante, e é por isto que em sala de aula os educadores priorizam esta ação.


Todavia, fazendo um apanhado do desenvolvimento do quesito Leitura na sede do município encontramos uma acessibilidade plausível, temos a Biblioteca Municipal, Instituição fundada em 1987 que de início contou com um acervo de 1085 livros, adquiridos através da Secretaria de Educação e outros por meio da própria comunidade. De lá para cá, os trabalhos começaram e só tem progredido, o espaço não atrai o leitor apenas para o conhecimento dos livros, mas também para o enriquecimento cultural, pois dispõe de um museu que resgata as lembranças dos povos que habitaram aqui no passado, como até mesmo materiais que hoje não circula mais no mercado.


A estrutura organizacional da Biblioteca pública leva em consideração os saberes da terra, desenvolve Projetos de valorização da arte e do saber guardado em escritores, que humildemente desinibem a cultura contida em seu íntimo e que sentem-se reconhecidos como filhos sábios desta comunidade. Eu mesma já tive a oportunidade de presenciar vários eventos voltados á leitura, ao livro, à divulgação dos artistas, mas ainda percebo que nossa cultura poderia ser mais agraciada, falta um teor de otimização na população quando o assunto é leitura e claro que isso, acontece de forma generalizada, pois o Brasil em si é pobre de conhecimento.


Na coleta de dados com uma das responsáveis pelo espaço cultural, Juberlândia Farias(Diretora), menciona que atualmente o acervo é composto por 4.355 livros, sendo selecionados de acordo com sua classificação: referência (constituído por enciclopédias, dicionários, manuais, almanaques, etc), obras gerais, periódicos (jornais, revistas, gibis e folhetos). Contamos também com o auxilio de dois computadores com acesso gratuito à Internet, ajudando no aperfeiçoamento das pesquisas.


A demanda mensal corresponde a 800 pessoas que procuram a Biblioteca para executar pesquisas leituras e visitas, porém, mantém um cadastro de 100 leitores efetivos e de modo mais recente isso tem aumentado, pois o município implantou o Projeto Leitura Conectada, que acontece em parceria com as Escolas. Assim para ter acesso à internet o aluno ou qualquer pessoa da comunidade que esteja interessada, basta apenas dedicar alguns minutos de leitura para garantir o seu crédito. A cada 1 hora de leitura, o leitor é bonificado com 20 minutos de internet e ressaltando que há uma preocupação no acompanhamento desta leitura, para saber de fato o conteúdo lido.


Percebo que com esse Projeto houve um grande incentivo à prática de leitura, já que estamos na famosa era digital, nada mais considerável do que evoluir nesta área. Um dão real é que por parte dos pequenos a leitura é maior, crianças lêem mais do que o público adulto. Esta é uma iniciativa que não deve parar, pois comprovadamente, quem ler mais, escreve melhor, fala melhor, há toda uma expressividade ampliada. Avante município de Cruz.



Descrição voltada ao Curso Conselheiros Municipais

Por Cláudia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário