quarta-feira, 21 de julho de 2010

DESENVOLVIMENTO LOCAL


A Educação, princípio e direito básico para o cidadão, quando gerenciada de forma dinâmica, desencadeia uma série de oportunidades para a população .


Aqui no município de Cruz, tem algo que desenvolvido há pouco tempo, mas já noto facilmente como melhorou a vida de algumas pessoas. Claro que já é uma ação legalizada, uma sugestão de gastos. Refiro-me especificamente à porcentagem do recurso do FUNDEB destinado à compra de alimentos produzidos no próprio município, implementando a merenda escolar.


Uma ideia brilhante, é o fato de poder promover a parceria, o espírito de cooperativas entre as famílias da zona rural. Pois percebemos o agricultor uma pessoa de fibra que tem vida sofrida e conta com poucos recursos para garantir uma renda razoável à sua sobrevivência. Contamos em algumas localidades a prática da apicultura e criação de galinhas. Assim, alimentos como ovos e mel estão sendo inseridos no cardápio da merenda escolar provenientes da união das comunidades. Sem contar que, os alunos saem ganhando, já que poderão ingerir um alimento novo e saudável, sabendo a sua fonte básica.


Melhor ainda, vai gerando renda não apenas para o município local mas, também para o município vizinho, Bela Cruz, que é responsável pelo empacotamento do mel.


O bom de tudo isso, é que mais produtos poderão ser inclusos na formação de cooperativas, movendo o pequeno produtor rural a se organizar e lidar com situações mais rentáveis para o sustento de sua família.


Torço para que atitudes como estas surjam sempre, não esquecendo também da sensibilização que deve ser desenvolvida com essas pessoas.
Trabalho voltado ao curso: Conselheiros Municipais
Por Cláudia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário