quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
GESTÃO AMBIENTAL
O elemento ar dentro de uma perspectiva construtivista aplicada ao município de Cruz
A presente resenha tem como objetivo identificar os efeitos causados pela ação desordenada do homem no meio ambiente, tendo em vista o saber ambiental que necessita ser aflorado urgentemente nas ações de cada indivíduo.
A existência humana depende fundamentalmente de um elemento precioso que é o ar, que em função dos demais elementos da natureza constituem o elo essencial para a sustentação e harmonia da vida no Planeta.
Partindo do pressuposto da aula ministrada, colocando-se como aspecto de desenvolvimento a Mandala, método este que tem como base principal o círculo, dispondo o equilíbrio daquilo que está em volta. Assim, podemos elencar que os elementos Ar, Terra, Água e Fogo estariam em órbita nesta esquematização, onde as demais partes da Mandala entende-se como as consequência decorridas do envolvimento com os mesmos.
Nessa linha de pensamento, percebemos que o Planeta está em constante ameaça.Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.Tudo isso tem levado a uma vertente chamada Aquecimento Global que de certa forma tem até virado modismo nos dias atuais. Pesquisadores afirmam que todas essas mudanças tem ocorrido por conta da grande emissão de gases na atmosfera provenientes dos combustíveis fósseis como a gasolina, o dísel, dentre outros derivados do petróleo. Consequentemente, os gases como dióxido de carbono, ozônio, metano, monóxido de carbono, etc, formam uma camada de poluentes de difícil dispersão de calor, resultando assim no aumento da temperatura do globo.Com o avanço da temperatura muitas outras consequências vem acarretando ao longo dos anos. Hoje, presenciamos constantemente cenas jornalísticas das calotas polares derretendo, onde as águas vão para o mar aumentando seu nível e ocasionando as referidas catástrofes. Um grande exemplo disso, foi o que ocorreu em 2005 com a Indonésia, as famosas Tsunamis que acabou matando mais de 75 mil pessoas, sem contar no número de feridos e prejudicados por tal fenômeno, e até mesmo aqui no Brasil, onde estados como Rio Grande do Sul e Santa Catariana sofrem visivelmente furações causando enormes destruições aos habitantes.
E o que o ser humano tem feito para dimuir tudo isso?Vivemos em um clima de crise ambiental e historicamente esta evidenciou-se por volta dos anos 60, quando refletiu-se os padrões dominantes de produção e consumo, dando-se maior valorização à natureza, tomando como suporte estratégias de ecodesenvolvimento.
De acordo com LEFF,o ambiente caiu nas malhas do poder do discurso do crescimento sustentável.Porém, o conceito de ambiente cobra um sentido estratégico no processo político de supressão das “externalidades do desenvolvimento”- a exploração econômica da natureza, a degradação ambiental, a desigual distribuição social dos custos ecológicos e a marginalização social que persistem apesar da ecologização dos processos produtivos e da capitalização da natureza. O saber ambiental ocupa seu lugar no vazio deixado pelo progresso da racionalidade científica, como sintoma de sua falta de reconhecimento e como sinal de um processo interminável de produção teórica e de ações práticas orientadas por uma utopia: a construção de um mundo sustentável, democrático, igualitário e diverso.
Baseado nas palavras do referido autor, faço plena concordância com as afirmativas dispostas, pois temos de fato, fortes interesses em garantir a própria existência, ficando apenas como uma superficialidade o discurso em relaçaõ à preservação da natureza. Muito embora, façamos uma ressalva a algumas ONGS que de modo voluntário tem contribuído para alertar as pessoas em suas atitudes na conservação do meio.
Um dado de suma importância também é o Tratado de Kyoto,acordado no Japão em 2005 agindo na redução de gases na atmosfera, porém um fato chato é que os Estados Unidos, que é tido como maior poluidor recusou-se a aceitar o Tratado, já que se sairia prejudicado no desenvolvimento industrial. Diante destas premissas, podemos notar que com o passar do tempo, o Tema Meio Ambiente virou pauta Escolar, o que em minha opinião tem facilitado o envolvimento das pessoas, já que os alunos são peças importantes desse famoso quebra-cabeça.Temos como atitude em nível internacional a Conferência de Copenhague que será realizada entre os dias 7 e 18 de Dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reunirá os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitarem as mudanças climáticas e o aquecimento global. Entre estas medidas, a principal é a redução da emissão de gases do efeito estufa até o ano de 2020.
No que se refere ao exagerado consumo, o modo de vida ocidental envolve o consumo em grande quantida de energia no transporte, na indústria, na refrigeração, na iluminação e na preparação de alimentos.Todavia, calcula-se que se empregássemos os combustíveis de modo mais eficiente e adotássemos medidas para conservar energia, ainda poderíamos desfrutar de um alto padrão de vida consumindo metade da energia.
As energias renováveis tem sido uma uma invenção do homem em como meio de reduzir a grande poluição da camada de ar.Verifica-se que o ritmo de evolução da tecnologia é mais elevado do que o ajuste da reorganização da sociedade face às inovações. Pois as energias renováveis, para serem utilizadas de uma forma rentável, generalizada, competitiva com as outras energias fósseis dominantes, exigem uma reorganização de infraestruturas na forma de organização da sociedade.
Com o avanço tecnológico, tem surgido também as energias renováveis, lembrando que esta quase que têm o dom da ubiquidade, estão distribuídas de uma forma mais equitativa a nível global; o que não acontece com as fósseis e que favoreceram o desenvolvimento dos grandes aglomerados populacionais, urbanos e industriais, ultrapassando os limites das vantagens em termos, pelo menos, de qualidade de vida.Verifica-se que o ritmo de evolução da tecnologia é mais elevado do que o ajuste da reorganização da sociedade face às inovações. Pois as energias renováveis, para serem utilizadas de uma forma rentável, generalizada, competitiva com as outras energias fósseis dominantes, exigem uma reorganização de infraestruturas na forma de organização da sociedade. As energias renováveis quase que têm o dom da ubiquidade, estão distribuídas de uma forma mais equitativa a nível global; o que não acontece com as fósseis e que favoreceram o desenvolvimento dos grandes aglomerados populacionais, urbanos e industriais, ultrapassando os limites das vantagens em termos, pelo menos, de qualidade de vida.
Tomando como fonte a emissão de gases no ar, em nosso município de Cruz, além de todos os gases liberados por chaminés de fábricas e escapamentos veiculares temos a forte influência da cultura das queimadas por partes dos agricultores, assim também como a queimada de materiais que poderiam ser reaproveitados por meio da Coleta Seletiva de resíduos já existente no município desde 2002.
Participando de uma Gestão Escolar, já tive a oportunidade de propiciar momentos de sensibilização a moradores de zona rural com pessoas da Secretaria de Meio Ambiente desta cidade, o que resultou num bom trabalho, o esclarecimento sobre a seleção de materiais consumidos no dia a dia de forma correta, e a contribuição para o aumento da oferta de coleta seletiva, evitando que o gás de todo o lixo produzido pela comunidade, seja liberado completamente na atmosfera.
Creio que esta parceria entre Escola x Secretaria de Meio Ambiente seja uma forma de reduzir e melhorar os hábitos, a forma comportamental da população em relação à melhoria da qualidade do ar que respira, fazendo saber os graves problemas que uma poluição causa, dentre eles a disposição ao risco de contrair várias doenças relativas às vias respiratórias.
Com base no progresso alcançado pelo homem, deve-se pensar em medidas urgentes que tentem solucionar os grandes desastres ecológicos, pois temos no momento um Planeta doente que pede socorro e tudo ocorrido é uma forma de salientar que o homem necessita estar em alerta quantos à questões ambientais, pois corre o risco de as gerações futuras não usufruírem dos mesmos potenciais que a nação hoje desfruta com todo vigor, sem dor e piedade.
Sejamos conscientes de nossas próprias atitudes, quando cada ser entender que a sobrevivência também depende do equilíbrio do Planeta, haverá mais respeito e honestidade para com o meio em que vivemos.
Referências Bibliográficas
LEFF, Henrique. Saber Ambiental.
www. cefetsp.br
www.suapesquisa.com
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
1° DE DEZEMBRO- DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS
O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
Por que o laço vermelho como símbolo?
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. Seu projeto foi criado em 1991 pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de Nova York, que queria homenagear amigos e colegas mortos em decorrência da aids.
O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do vírus, divulgar as necessidades dos que vivem com o HIV/aids e angariar fundos para promover prestação de serviços e pesquisas.
O adereço foi escolhido pela sua associação ao sangue e à idéia de paixão e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. O símbolo foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991.
O laço se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de prêmios e virou moda. A possibilidade de se tornar apenas um instrumento de marketing preocupou ativistas que temiam que a popularidade levasse a perda de força, do seu significado. Mas, ao contrário disso, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações, pesquisas e, principalmente, de solidariedade aos que convivem com o HIV/aids.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
GESTÃO AMBIENTAL
Elemento Fogo e contribuições aplicadas ao município de Cruz
O elemento fogo, assim como os demais elementos da natureza, merece destaque especial, já que tem grandes influências em nossas ações cotidianas. Com a descoberta deste elemento oriunda de nossos antepassados, permitiu que a vida fluísse de modo a facilitar o progresso do homem no Planeta.Imaginemos como seria difícil se não houvesse a luz, o fósforo para acender o fogão, dentre outros artifícios necessários em nosso dia a dia que teríamos de realizar com a presença do fogo.
Nossa vida melhorou muito com a descoberta do elemento em questão, porém, com o passar dos anos, percebemos que graves consequências vêm ocorrendo no globo terrestre. E, se pensarmos no causador principal, temos como foco o homem que, com suas habilidades tanto contribui para os avanços como também para o próprio declínio.
Hoje, com o aumento desordenado da população, percebemos claramente que a vida está um tanto ameaçada. Os recursos naturais dispostos a todos não estão sendo aproveitados de forma equilibrada. E como garantir às gerações futuras uma vida harmoniosa dentro de um planeta aquecido e desequilibrado? Em nossa aula, tivemos o sistema de Mandala como método aplicado na representação dos elementos, desta forma, pode-se entender que, todos os elementos andam em consonância como meio de viabilizar a sustentabilidade do local onde habitamos.
Ressalto aqui um grave problema mundial que são as queimadas, todavia, sabemos que esta é frequente em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares do preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo, já que este tipo de ação não requer investimentos.
Podemos considerar que, do ponto de vista agríciola, o ato de queimar é uma ação totalmente negativa, pois os nutrientes contidos no solo ficam perdidos, tornando-se infértil a cada plantio realizado.Outra decorrência das queimadas, é o aquecimento global, já que elas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera, agravando assim o efeito estufa.Nesse enredo, a fauna e a flora tornam-se ameaçadas, promovendo um grande desequilíbrio ambiental.
No Brasil, a floresta Amazônica e o Cerrado são as duas áreas de intensa exploração pela agropecuária, sendo o Cerrado o domínio brasileiro mais agredido.Fontes revelam que constam menos de 20% da vegetação original, pois o restante já foi ocupado por pastagens e lavouras.
Relacionando esta prática ao nosso município de Cruz, aqui também é costante presenciarmos a realização indevida de queimadas feita pelos agricultores, uma vez que os mesmos são frutos de uma cultura que já está enraizada esse processo errõnio de destruição ao meio ambiente e que para a mudança de tais hábitos é necessário muita insistência e tempo.
Sabemos que o papel de sensibilização é o melhor caminho para tentar ajudar a salvar o Planeta das agonias causadas pelo ser humano. Acredito que, medidas possivelmente viáveis ao Governo Municipal podem ser tomadas e uma forte parceria para esse acontecimento seria o espaço escolar, que acolhe os filhos destes agricultores. Através da articulação entre professores e alunos, tornaria mais fácil o convencimento aos pais e se, por ventura tal informação não seja absorvida, há a forte necessidade de um contato direto que, deve ser dado por meio de profissionais da área ambiental devidamente treinados para orientar as famílias na preservação das matas.
Tudo aqui esboçado são idéias que apresentam um custo mínimo e que pode dar certo, é apenas uma questão de interesse e persistẽncia.De acordo com a lógica dos tempos, nossos futuros pais serão pessoas mais informadas, já que tiveram acesso a uma série de oportunidades na vida escolar. A Educação é o melhor investimento para fazer crescer um povo.Ainda precisamos crer que um dia isso será possível.
Por Vânia Vasconcelos
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
AGENDA 21 LOCAL
Já existem firmadoss os compromissos plurianuais no que tange ao bem-estar da população cruzense.
Aguarde a próxima postagem!
AGENDA 21 LOCAL
A Agenda 21 Brasileira tem como opção a criação de Agendas 21 Locais. A proposta é que cada cidade faça sua Agenda 21 Local com a participação da sociedade civil.
Assim como cada país, cada cidade deve adequar sua Agenda à sua realidade e às suas diferentes situações e condições, sempre considerando os seguintes princípios gerais:
- participação e cidadania;
- respeito às comunidades e diferenças culturais;
- integração;
- melhoria do padrão de vida das comunidades;
- diminuição das desigualdades sociais;
- mudança de mentalidades.
Os compromissos assumidos pelos representantes dos países que aprovaram a Agenda 21 Global são muito claros e objetivos. Preservar as florestas e as nascentes, buscar substitutos para o CFC e outras substâncias que destroem a camada de ozônio, proibir a pesca destrutiva, buscar novas fontes de energia renováveis, reduzir o lixo produzido e encontrar combustíveis alternativos são alguns dos compromissos que devem ser traduzidos em ações, quando couber, na formulação de cada Agenda 21 Local.
AGENDA 21 BRASILEIRA
A partir da Agenda 21 Global, todos os países que assinaram o acordo assumiram o compromisso de elaborar e implementar sua própria Agenda 21 Nacional.
A Agenda 21 Nacional deve adequar-se à realidade de cada país e de acordo com as diferenças sócio-econômico-ambientais, sempre em conformidade com os príncipios e acordos da Agenda 21 Global.
A metodologia empregada internacionalmente para a elaboração das agendas 21 nacionais contempla a participação de diferentes níveis do governo, o setor produtivo e a sociedade civil organizada.
No Brasil foi criada, por decreto do Presidente da República, em fevereiro de 1997, a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21, no âmbito da Câmara de Políticas dos Recursos Naturais, incluindo representantes do governo e da sociedade civil, com as atribuições de (1) propor estratégias de desenvolvimento sustentável e (2) coordenar, elaborar e acompanhar a implementação daquela Agenda.
A Comissão tem sua formação fixa e poderá, sempre que necessário, instituir grupos de trabalho temáticos. Cabe ao Ministério do Meio Ambiente prover o apoio técnico-administrativo necessário ao funcionamento da Comissão.
Um fator diferencial da Agenda Brasileira em relação às demais experiências no mundo é a opção pela inclusão das Agendas Locais.
Num país de dimensões continentais e de múltiplas diferenças, a criação das Agendas Locais torna-se condição indispensável para o êxito do programa.
AGENDA 21 GLOBAL
A ONU - Organização das Nações Unidas - através da sua Comissão Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criou o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
Trata-se de um modelo que preconiza satisfazer as necessidades presentes sem comprometer os recursos necessários à satisfação das gerações futuras, buscando atividades que funcionem em harmonia com a natureza e promovendo, acima de tudo, a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade.
Um grande passo para nortear a prática de ações sob esse conceito foi a elaboração e lançamento da Agenda 21 Global na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, conhecida como ECO-92, realizada em 1992, no Rio de Janeiro.
A Agenda 21 é um programa de ações para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Na verdade, a Agenda 21 aprovada pelos países tem a função de servir como base para que cada um desses países elabore e implemente sua própria Agenda 21 Nacional, compromisso, aliás, assumido por todos os signatários durante a ECO-92.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
I'M HERE
I looked at me and saw me with you,
that day, my eyes, my mouth and my heart just was enchanted by you.
But it was still very strong all ...
The ties were close and today I still find myself at his side, but as a serenity that is nothing.
I am grateful for your company,
by your eyes,
through your hands and your face.
ESTOU AQUI
eu olhei pra mim e me vi com você,
naquele dia, meus olhos, minha boca e meu coração apenas se encantava por você.
Mas foi ainda bem forte tudo isso...
Os laços ficaram estreitos e hoje eu ainda me vejo ao seu lado, porém, como uma serenidade que não passa.
Sou grata por tua companhia,
pelo teu olhar,
pelas tuas mãos e por tua face.
Projeto do governo proíbe expansão da cana no Pantanal e na Amazônia
17/09/2009
Suelene Gusmão
O governo federal lançou nesta quinta-feira (17/9) o Zoneamento Agroecológico (ZAE) da Cana-de-Açúcar, que vai ordenar a expansão da produção agrícola e garantir a atividade sustentável por muito tempo com salvaguardas socioambientais.
O conjunto de normas regulamentando a expansão do plantio da cana-de-açúcar será enviado ao Congresso Nacional na forma de projeto de lei. Ele também prevê um calendário para a redução gradual, até 2017, de queimada da cana-de-açúcar em áreas onde a colheita é mecanizada e proíbe o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia, no Pantanal, na Bacia do Alto Paraguai (BAP) e em áreas com cobertura vegetal nativa.
LICENCIAR É PRECISO
Saiba mais sobre Licenciamento...
A QUEM COMPETE LICENCIAR
O Conselho Nacional do Meio Ambiente, através da Resolução CONAMA Nº 237, de 19 de dezembro de 1997, estabeleceu os níveis de competência federal, estadual e municipal, de acordo com a extensão do impacto ambiental, devendo os empreendimentos e atividades serem licenciados em um único nível de competência.
No estado do Ceará, a tarefa de licenciar, denominada Processo de Licenciamento Ambiental, é efetuada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE, Autarquia criada pela Lei Estadual N° 11.481 de 28 de dezembro de 1987, vinculada à Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente.
A SEMACE procederá ao licenciamento após apresentação da anuência emitida pelos municípios em que se localizar a atividade ou empreendimento, no que tange a lei de Uso e Ocupação do Solo, bem como, quando couber, dos demais órgãos competentes da União e do Estado, envolvidos no procedimento do licenciamento.
O QUE É LICENCIAMENTO AMBIENTAL
O licenciamento é constituído de uma série de atos administrativos tendentes a um resultado conclusivo, que é a “Licença Ambiental”.
Estão sujeitas ao licenciamento ambiental todas as atividades que utilizem recursos ambientais e possam ser causadoras efetivas ou potenciais de poluição ou de degradação ambiental, desenvolvidas por pessoas físicas e jurídicas, inclusive as entidades das administrações públicas federal, estadual e municipal.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
A história da Gestão Ambiental Pública no Brasil tem pouco mais de 40 anos, conforme demonstrado no Quadro II abaixo. Porém, foi em 1981 que se deu seu grande marco, com a publicação da Lei 6.938/81. Segundo vários autores, essa lei é a certidão de nascimento do Direito Ambiental brasileiro, é o marco zero da consciência ambiental do Brasil e todo gestor ambiental público tem a obrigação de conhecê-la.
A Lei 6.938/81 estabelece os princípios e objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, cria o Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA, o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA e estabelece quais são os seus instrumentos.
Entre os princípios da Política Nacional do Meio Ambiente é importante destacar os seguintes pontos:
Considera a questão ambiental como assunto de segurança nacional (artigo 2º, caput).
Buscou no terceiro princípio constitucional a sua inspiração mais nobre: a proteção da dignidade humana (art. 1º, III, CF 88). A dignidade da vida humana está vinculada de maneira indissociável à qualidade do meio ambiente, já que é nele que acontecem todas as ações humanas e é ele que garante nossa existência.
A necessidade e obrigatoriedade da ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico.
O meio ambiente é considerado como um patrimônio público e de uso coletivo
Fonte:Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo(Qualificação a distância)
Retornando às atividades do blog
quinta-feira, 2 de julho de 2009
CHINA E SUA RELAÇÃO COM OS ANIMAIS
Cães e gatos fervidos, eletrocutados, enforcados, afogados ou escalpelados vivos para a retirada de suas peles, que são utilizadas na fabricação de brinquedos e casacos, e suas carnes vão para o consumo humano;
Ursos capturados e encerrados em jaulas minúsculas por mais de 15 anos com o abdômen e a vesícula perfuradas, onde uma sonda lhes suga a bílis para fabricação de remédios fictícios;
Coelhos, cães, gatos, bezerros e vários outros animais são atirados vivos para alimentar os animais selvagens famintos, enquanto por um ônibus cercado, visitantes, inclusive crianças, se deliciam com estas cenas macabras;
Milhares de tubarões assassinados todos os anos para satisfazer o apetite dos chineses por sopa de barbatana;
Milhares de tubarões assassinados todos os anos para satisfazer o apetite dos chineses por sopa de barbatana;
Pênis e olhos de tigres, de cães, de tubarões e outros animais são servidos em restaurantes exóticos como alimentos afrodisíacos;
Nos zoológicos animais vivos são vendidos aos visitantes para que sejam jogados, com vida, aos animais selvagens famintos;
Cérebros de macacos vivos são servidos como iguarias em restaurantes considerados exóticos;
almiscareiros são capturados e mantidos em jaulas minúsculas, enquanto vivem, são manipulados de maneira dolorosa para que de suas glândulas genitais se obtenham a matéria prima para a fabricação do perfume almíscar ou musk.
quarta-feira, 1 de julho de 2009
quinta-feira, 25 de junho de 2009
ANGÚSTIAS
Estou tentando arranjar forças no meu eu pra superar todo o descontentar que agora paira em minha alma. Sei que por muitos dias não conseguirei erguer minha cabeça, estou sufocada comigo mesma, mas terei de conseguir estruturas para relutar, pra ser pessoa enquanto ainda é tempo.
Quanta insatisfação para uma só criatura.Preciso urgentemente elevar meu perfil, é imprescíndível os sustentáculos da minha ponte, está na hora de mostrar a riqueza há em meu espírito.Necessito de ânimo, e de fé, para ver tudo acontecer como eu desejo.
EU E MEUS MEDOS
sábado, 20 de junho de 2009
QUE VIDA!!
sexta-feira, 22 de maio de 2009
quinta-feira, 21 de maio de 2009
SIMPLES TROVINHAS
Sou amante da natureza
Poetiza eu seria
Se comprrendesse tua beleza.
Mas como um leiga
Não tem o que falar
Vivo como meiga
Pra teu encanto conquistar.
Se para mim Deus falasse
O que o tempo tem a me oferecer
Talvez eu não escutasse
Preferia deixar acontecer.
O futuro só a ele pertence
Disso eu não quero saber
Por isso ninguém me convence
Das agruras de meu viver.
Alguns me chamam de crânio
Quem dera eu com essa qualidade
Pois teria arquitetado pra vida
Nunca viver de saudade.
Saudade, sentimento doentio
É um descontentar, é um lamento
Hoje te supero com maior brio
Já não fica mais em meu pensamento.
FILOSOFIA DE VIDA
COISAS DA VIDA
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Venho homenagear,
A mais doce criatura,
Nobre rainha do Lar.
Es tu,Mãe,a grande mestra
Em matéria de amar.
Mãe é exemplo de luta,
Musa da dedicação.
Refugio consolador,
Retrato da afeição.
Esteio da sociedade,
Mãe é amor,é paixão.
Mãe é magia sublime,
A definição do amor.
Mãe é dádiva dos Deuses,
É muito mais do que flor.
A mais perfeita invenção,
Vinda das mãos do Senhor.
Mãe é tudo de bom
Que precisamos na vida.
É aquela que traz no rosto,
Marcas profundas,sofridas.
Mãe é bondade,é carisma,
Mãe é ternura,é guarida.
À todas as mães do mundo
Qual alcançem seus ideais.
Brancas,negras; Que importa?
Ricas,pobres: Tanto faz!
Hoje é Dia das mães,
As Mensageiras da Paz!
Dedicado à todas as mães,que carregam no
coração a magia do amor e que,entre lágrimas
e dores,fazem desabrochar do próprio ventre
a semente de uma nova vida.
domingo, 19 de abril de 2009
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Na alma habita o sentimento, na mente o pensamento. A alma é o Ser a mente o instrumento. Alma e mente, mente e Alma, formam uma unidade que quando são separadas criam uma fissura no ser, que o torna escravo da ignorância da vida e o separa do Todo. Quando unimos esta força, desenvolvemos em nós o poder da magia, nos irmanamos com o Poder de Deus.O criador do sistema cartesiano, Descartes, era um espiritualista, uma alma que queria entender o funcionamento da vida e por isso criou um sistema para dividir as partes do todo procurando o entendimento do todo pelas partes. Os seus seguidores ampliaram estes conceitos e não incluíram a vida espiritual, por que não tem como separar o espírito do corpo.O momento hoje é o do retorno à casa Paterna. Buscamos a união com Deus, mas perdemos o nosso sentido Divino. Para isso precisamos desenvolver novamente o poder do contato com Ele, entendendo como se manifesta a vida espiritual, nos entregando à sua beleza, à sua imponderabilidade e à sua onipotência, pois assim como é intangível Deus é onipotente.Quando observamos as crianças, berço de nossas vidas ou os idosos, ocaso de nossas existências, percebemos a grandeza e a maravilha de todo o mundo espiritual, que transcende a tudo para se manifestar, de uma forma lúdica, feliz e complexa dentro de uma simplicidade que nos atordoa. Quando abrimos a mente compreendemos que nada mais somos que nada.
Rick Steindorfer
Rod Stewart
I am sailing, I am sailing,
home again, 'cross the sea.
I am sailing, stormy waters,
to be near you, to be free.
I am flying, I am flying,
like a bird, 'cross the sky.
I am flying, passing high clouds,
to be near you.
To be free Can you hear me?
can you hear me?
Trhough the dark night, far away,
I am dying, forever crying,
to be with you, who can say?
Can you hear me, can you hear me,
Trhough the dark night far away.
I am dying, forever crying,to be with you,
who can say?
We are sailing, we are sailing,
home again 'cross the sea.
We are sailing stormy waters,
to be near you, to be free.
Oh Lord, to be near you, to be free.
Oh Lord, to be near you, to be free,Oh Lord.
In the life we are spend for importants moments that change human actions day after day.Remember me very well when met you, I don’t know that a day could to be beside you of way so special, but had trust in everything that told me and believe that since this time, you perceived my manner , actually always went a girl thoughtful.Maybe this did you stay with me.Today, more near you, look in your eyes, see light, so stay asking me how the life is so good with us and very times forget pray.But have a thing that I think very important in you.You always pray me for all, little things, sometimes without many mean and you pray.I Admire you for this. Today I’m a person very happy mainly because have done me see the world of a way diferent.
"Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que Já te esqueci!
E jamais usarei a frase EU TE AMO!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade .
É tarde demais..."
Um sujeito vai visitar um amigo deputado e aproveita para pedir um emprego para o seu filho que tinha acabado de completar o supletivo do 1ºgrau. - Eu tenho uma vaga de assessor, só que o salário não é muito bom. - Quanto doutor? - Pouco mais de 10 mil reais! - Dez Mil!!!!???? Mas é muito dinheiro para o garoto! Ele não vai saber o que fazer com tudo isso não, doutor!!!! Não tem uma vaguinha mais modesta? - Só se for para trabalhar na Assembléia. Meio período e eles estão pagando só 7 mil! - Ainda é muito doutor! Isso vai acabar estrangando o menino! - Bom, então tenho uma de consultor.Estão pagando 5 mil reais por mês, serve? - Isso tudo é muito ainda, doutor. O Senhor não tem um emprego que pagasse uns mil e quinhentos ou até dois mil reais??? - Ter até tenho, mas aí é só por concurso e é para quem tem curso superior, pós graduação (especialização ou mestrado), bons conhecimentos em informática, domínio da língua portuguesa e conhecimentos gerais. Além do mais, ele terá que comparecer ao trabalho todos os dias... Estudar pra que?rsrsrsrrsrsrsrrsrs
Talvez, nos dias atuais, pareça meio estranho falar em paciência.Principalmente se levarmos em consideração que os nossos dias são repletos de correria, e os nossos problemas parecem maiores do que o tempo que temos disponível.Hoje, encontrei um tempo livre para refletir a respeito de tudo isso e a conclusão a que cheguei, é de que não existem razões concretas para justificar tamanhacorreria. Talvez, o que esteja faltando seja um pouco mais de planejamento e quem sabe, uma classificação melhor, daquilo que chamamos de problemas.Haja paciência se isso for uma verdade!Lembre-se de que, a falta de paciência está diretamente ligada à falta de tempo para refletir melhor. Sem esse tempo, podemos concluir que não estamos meditando a respeito de nós mesmos, e, a partir daí, sonhamos com uma ajuda Divina que possa resolver aqueles que são realmente os nossos problemas.Muitas vezes, as respostas estão dentro de nós. Com a medida exata de paciência, podemos parar, pensar e encontrar cada uma delas.Basta apenas saber como fazer, mas saber, também requer paciência!Paciência com tudo e com todos.Paciência ao não interferir com aqueles que, supostamente, estejam cometendo um engano, mesmo que a vontade de interferir e ajudar seja muito forte.Algumas vezes é mais fácil interferir do que manter a prudência do envolvimento.Imagine a situação ao perceber que você é quem estava enganado..Lembre-se de que de Deus temos muita paciência e sabedoria. Ele não interfere em nossas decisões, mas está sempre à disposição para nos ouvir. Será que cada um de nós poderia, pelo menos, tentar fazer o mesmo a si próprio e depois tentar fazer com o próximo?Pense nisso!
Jesus Prado Amador
Qual o direito que um ser humano comum, tem a vida? Digo comum como todos nós. Que come, bebe, chora, ri, assiste ao seu programa favorito, dança e assim por diante. Digo eu com todas palavras que todos. Salvo se esse mesmo cidadão cometer algum crime seja ele de qualquer natureza. Cabe um julgamento legal. Mas não estaríamos "brincando" de Deus se fossemos a favor da pena de morte? Cada leitor deve tirar suas próprias conclusões. Falo isso porque se alguém com tal poder decidiu que esse ser humano não poderia mais viver, deve ter suas fortes razões, apoiado em leis. Essas mesmas leias menciono aqui são terrenas e tão quanto nós passíveis de erros. Mas e o aborto? Mais uma vez alguém decide que outro não terá a chance de viver. Tudo bem se em certas ocasiões todos os fatores levam a acreditar que não seria nada viável esse ser humano dar continuidade. Agora me pergunto: estaríamos além de "brincando" de Deus em relação a vida ainda prevendo o futuro dessa? E ainda mais qual o crime cometido? E por que não um julgamento justo? Pergunto a vocês se hoje suas vidas valem a pena? Se a resposta foi sim, lembre-se que foi alguém que decidiu dar continuidade a essa vida. Viver é muito bom, falo por mim pois já deixei de querer viver um dia...
Fabiano Freitas
AS EMOÇÕES DENTRO DO TRIPÉ PAIS/ESCOLA/ALUNOS
Alguns autores famosos da educação tem retratado em suas teorias, formas de como o ser humano aprende.Paulo Freire, valoriza os conceitos de Alfabetização e Letramento, considerando que a leitura de mundo precede a leitura da palavra. Concordo plenamente com a afirmação Freireana, porém existe um caminho que precisa descoberto. Como fazer para que as crianças aprendam? É aí que entra o estudo de Henri Wallon, este que entende a pessoa como síntese das experiências vividas entre o orgânico e o social. Analisando este conceito, a criança traz para a escola toda uma bagagem adquirida no espaço familiar, revelando no âmbito escolar suas emoções e seu modo de tratar as pessoas.
Muitos dos alunos são proficientes de berços desestruturados, carentes de afeto, o que implica no educador, agir em sua prática de ensino com uma pitada de carinho, não significando claro, ter que estar abraçando ou mostrando outras atitudes do gênero, mas de saber por meio da palavra, conquistar o respeito e a autonomia diante da turma.
Existe um dado em toda essa história que também precisa ser mencionado. O educador também passa por momentos complicados em sua vida, levando para a sala de aula suas emoções fragilizadas, acarretando muitas vezes um clima de desordem, já que não recebe a atenção e a compreensão dos alunos que necessita no dado momento.
Importante ressaltar que, o mundo não para, está em constante evolução e as tecnologias a cada dia crescem mais, exigindo que nós busquemos a apropriação das mesmas, nos adaptando às reais mudanças que também se inserem no campo das relações pessoais, cobrando de nós habilidades para que possamos nos relacionar com aqueles que nos cercam.
Creio que todo o meio social, encontra-se hoje em “dificuldades”, assim poderia dizer, porque falta o fator sensibilidade. Já não há preocupação com a necessidade do próximo, vive-se uma vida mecânica, onde todos buscam passar por cima de tudo e, com nós educadores não difere muito.Achamos que a criança ao entrar na sala de aula deve ficar paralisada, devendo estar atenta a cada piscar de olhos do professor, e se de fato, formos observar, em decorrência da chuva de mídias que circundam o mundo social da criança, aquilo que grotescamente tentamos ensinar, não é absorvido por elas.
Contudo, devemos habilmente entender que, as emoções na aprendizagem tão defendidas por Wallon, tem papel imprescindível no processo de desenvolvimento da personalidade, portanto, a afetividade deve ocorrer de modo recíproco dentro do tripé Família/Escola/Alunos, para que haja uma aprendizagem significativa, capaz de estimular a criança a fazer uso daquilo que aprende na escola dentro de seu cotidiano.
sexta-feira, 20 de março de 2009
Às vezes não sei quem sou
As vezes penso que significo muito
Outras vezes nada sou.
Gostaria de fazer uma viagem em meu eu
para tentar compreender quem de fato sou,
As vezes sou moleca
As vezes sou um grande ser humano,
As vezes chego a perceber
Que muito ainda tenho de construir.
Como andará minha vida
Daqui a algum tempo?
Estarei viva?
Ainda serei quem hoje sou?
Quem sou mesmo heim?!
Confesso que tenho dúvidas
Da minha real identidade,
Mas gostaria que me vissem
Como alguém simples
Capaz de transmitir
Um pouco da carisma
Aos que me envoltam.
As vezes penso que estou louca
meus pensamentos ficam confusos
e até me desespero
Mas tudo isso para que?
Se um dia tudo acaba.
E será que acaba de verdade?
Passo a desconfiar da minha sombra,
Este corpo que parece inerte
E essa cabeça vagando
Por esse mundo tão triste
Desigual e desenfreado.
Onde vou parar?
Ainda não sei.
Mas anseio constantemente
Pela busca da felicidade.
Quero resgatar a alegria
Da pureza do viver.
Que as malícias
Deste velho mundo
Não me deixem cair
Em prantos e lamentos.
Porque eu quero sorrir,
Quero andar em jardins
Que tenham mais flores ,que espinhos.
Espero que estas palavras
Agora expostas
Possam me ajudar
A desabafar o que sinto.